A senadora Regina Sousa (PT) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde desta quinta-feira (20), para criticar medidas adotadas pelo governo de Michel Temer (PMDB), entre elas, a reforma do Ensino Médio e a diminuição de vagas nas universidades públicas.
A principal crítica da senadora em relação à Medida Provisória que propõe a reforma no Ensino Médio, é a possibilidade de pessoas sem licenciatura ministrar aulas nas escolas, sejam públicas ou particulares. “É acabar com a profissão de professor, essa história de notório saber,vai pra sala de aula quem souber alguma coisa, vai ensinar”. Eu defendo que algumas coisas práticas, sejam pessoas mesmo que saibam, como ensinar artesanato, tem que ser o artesão, mas não tudo”, declarou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Senadora Regina Sousa
Para Regina, além de prejudicar os professores, essa reformulação pode prejudicar também os alunos no processo de aprendizagem. “As disciplinas teóricas, que fazem pensar, tem que ser um professor que passou pela pedagogia, porque não é só conteúdo. Não é todo mundo que sabe o conteúdo, que sabe ensinar”, argumentou.
A portaria do Ministério da Educação que determinou a diminuição das vagas nas universidades do país a partir de 2017, foi outra medida criticada pela senadora. “No ano que vem as vagas de graduação vão ser menores. A Universidade Aberta praticamente está extinta, 78% das vagas extintas, que é a possibilidade da pessoa lá do interior fazer uma faculdade à distância”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |