O Juiz Auxiliar da Propaganda Eleitoral Sebastião Firmino Lima Filho deferiu a liminar que determina a retirada de perfis falsos da rede social Facebook que apresentavam postagens ofensivas com injurias e difamações contra o candidato à reeleição ao governo do Piauí Zé Filho (PMDB).
O juiz Sebastião Firmino Lima Filho destacou que de acordo com Resolução TSE deste ano é livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral através da internet. O magistrado destacou que acatou o pedido devido a violação da Lei das Eleições e pelos efeitos lesivos à candidatura de Zé Filho por causa das informações falsas. Foi concedido ao Facebook Brasil também o prazo de 48 horas para apresentação de defesa. *Com informações da Assessoria do Candidato.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Zé Filho
A ação foi impetrada pelos advogados da coligação Piauí no Coração requerendo do Facebook Brasil a retirada dos perfis bem como a apresentação das informações sobre o IP em que foram realizados os posts ofensivo e a identificação dos usuários responsáveis pelos perfis.Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Advogados com documento de ação
Na liminar o magistrado concede o prazo de 24 horas para que o Facebook Brasil retire cinco perfis que apresentam informações caluniosas a respeito de Zé Filho, bem como apresente informações sobre o endereço de IP das máquinas das quais partiram os ataques e, ainda, que forneça todos os dados necessários para a identificação dos usuários. Em caso de descumprimento a multa para o Facebook Brasil será de R$ 5 mil por dia. O juiz considerou na decisão que continuando as citadas postagens como apresentadas há o perigo da situação de desequilíbrio no pleito pela propaganda eleitoral negativa.O juiz Sebastião Firmino Lima Filho destacou que de acordo com Resolução TSE deste ano é livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral através da internet. O magistrado destacou que acatou o pedido devido a violação da Lei das Eleições e pelos efeitos lesivos à candidatura de Zé Filho por causa das informações falsas. Foi concedido ao Facebook Brasil também o prazo de 48 horas para apresentação de defesa. *Com informações da Assessoria do Candidato.
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |