O vereador Tiago Vasconcelos do PSB-PI esteve na manhã de hoje (04) na TV Meio Norte comentando a aprovação dos novos critérios para o tráfico de drogas e uso medicinal da maconha. O texto do senador Antonio Carlos Valadares do PSB de Sergipe foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do país.
Mesmo que o senador, autor do texto, seja do mesmo partido que o seu, Tiago Vasconcelos repudiou a aprovação e disse que é o primeiro passo para a descriminalização de entorpecentes.
“A norma aprovada autoriza a quantidade mínima para diferenciar traficante de usuário. O congresso vem legalizando o uso de drogas, o próximo passo é a descriminalização”, disse o vereador.
Imagem: TV Meio NorteVereador Tiago Vasconcelos
O texto propõe que para ser caracterizada como usuário de drogas, a pessoa tem que portar uma quantidade suficiente para o consumo em cinco dias, determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), critério esse baseado no que já vive Portugal, que considera o consumo individual de dez dias.
“Para poder autorizar eles se baseiam em países da Europa. É um absurdo quem não vê essa realidade no Brasil. Não adianta nos comparar com a Europa quando não nos equiparamos no combate a criminalidade, a segurança e na educação. É uma comparação de trás pra frente”, critcou o vereador.
O projeto ainda vai passar por quatro comissões, de assuntos econômicos, sociais, de educação e a comissão de direitos humanos. Para o vereador, se passar por todas elas dificilmente o projeto vai ser barrado pelo plenário, por isso ele pede que a população se manifeste.
“Eu peço uma manifestação da população, estamos nos encaminhando para a legalização das drogas, um prejuízo principalmente ao jovem”, disse Tiago Vasconcelos.
Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |