Fechar
GP1

Política

Deputado João de Deus diz que há tendência para melhoria dos salários dos professores

O deputado destacou que a categoria tem desempenhado um papel importante na educação.

Destacando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a obrigatoriedade do pagamento do Piso Nacional de Salários do Magistério aos professores, o deputado estadual João de Deus Sousa (PT) disse que o piso é uma conquista histórica. O parlamentar disse que a sociedade brasileira reconhece que o professor é mal pago.

Ele lembrou que a classe era bem remunerada há 30 anos. Com a ampliação da escola pública, houve o aumento do contingente de escolas, e, em consequência, de alunos e professores. Isso terminou provocando uma desvalorização da classe. Por outro lado, recordou o parlamentar, a categoria tem sido beneficiada ao longo dos anos com conquistas importantes como o FUNDEF e o FUNDEB. “Os recursos para a educação foram ampliados”, enfatizou.

Imagem: Germana Chaves/GP1João de Deus (Imagem:Germana Chaves/GP1)João de Deus

Segundo o parlamentar, “isso permitiu que evoluíssemos para o piso salarial”, referindo-se as conquistas do FUNDEF e FUNDEB. O deputado petista disse ainda que existe um projeto a ser votado no Congresso Nacional, que tem como objetivo aumentar os investimentos na educação pública – no prazo máximo de 10 anos – para 10% do PIB. “Com esse projeto, será possível, inclusive, aumentar o número de escolas de tempo integral”, destacou João de Deus.

O deputado destacou que a categoria tem desempenhado um papel importante na educação. João de Deus Sousa iniciou sua carreira no movimento sindical, junto à antiga Associação dos Professores do Estado do Piauí (APEP) – atual Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública (Sinte). “O envolvimento e a dedicação desses profissionais foram decisivos para aumentar os índices de aprovação dos alunos da rede pública”, finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.