Fechar
GP1

Política

"Ele tem o apoio do PSB para a decisão que tomar", diz Eduardo Campos sobre saída de Wilson

O governador de Pernambuco chegou a Teresina para receber o título de cidadão piauiense na noite desta segunda-feira (21).

O governador de Pernambuco pelo PSB, Eduardo Campos, chegou a Teresina na noite de segunda-feira (21) por volta das 23:40 min, onde foi recepcionado por muitos políticos locais e movimentos como a Juventude Socialista do PSB-PI, além da imprensa no aeroporto Petrônio Portela.

Campos irá receber nesta terça (22) o título de cidadão piauiense pela Assembleia Legislativa do Estado, através da proposição do deputado Antônio Félix (PSD). “É uma satisfação grande receber essa honraria, que só faz crescer a minha responsabilidade com o Nordeste e aumenta a vontade de lutar para construir um Piauí cada vez melhor”, disse.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Eduardo Campos(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Eduardo Campos

Na oportunidade, o governador comentou o leilão da maior reserva de petróleo do Brasil, que teve início na segunda-feira (21). “A gente lamenta que o leilão não tenha tido a disputa que a gente esperava com mais empresas, mas esperamos que o petróleo seja utilizado para melhorar a vida do brasileiro, pois é um bem finito, temos de deixar um legado para as futuras gerações”, falou. Eduardo Campos disse que é necessário haver um plano de exploração dessa riqueza. “Precisamos ver as condições de exploração até por uma questão ambiental”, lembrou.

Sobre os protestos de caráter contrário ao leilão, o governador de Pernambuco deu seu posicionamento. “Vivemos em uma democracia, onde ações como essas devem ser encaradas como naturais, agora não podemos tolerar os atos de vandalismos”, frisou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Wilson Martins e Eduardo Campos (Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Wilson Martins e Eduardo Campos

Política
Eduardo Campos esclareceu a decisão do PSB entregar os cargos que ocupava na base de Dilma Rousseff e falou sobre os cargos que o PT ocupa no governo de Wilson Martins. “É uma decisão que cabe ao Wilson Martins e ao PT do Piauí, hora nenhuma o PSB criou uma decisão nacional de constranger o PT nos Estados onde nosso partido é governo, deixar os cargos é uma decisão a ser tomada baseada na conjuntura local”, explicou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Governador de Pernambuco concendendo entrevista(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Governador de Pernambuco concendendo entrevista no aeroporto Senador Petrônio Portella de Teresina

Sobre um possível apoio do PSDB à sua candidatura à presidência do Brasil, Eduardo traçou o cenário político que consegue perceber. “Está claro no Brasil que o PT tem uma candidata que vai tentar a reeleição e o PSDB marcha para uma candidatura também com Aécio Neves, então quando chegar 2014tomaremos uma decisão de expressão com a formação de uma chapa”, comentou. Campos falou também da adesão de Marina Silva ao PSB. “É um fato novo na política nacional, tem apenas 15 dias, mas é um dos últimos mais importantes, estamos sendo bem recebidos aonde chegamos, há uma corrente, uma união em torno disso”, falou.

Quando questionado se Wilson Martins deveria permanecer no governo até o final de 2014 ou deixar o cargo para disputar o senado, Campos mostrou-se objetivo. “Ele tem o apoio do PSB para a decisão que tomar, Wilson tem o prestígio nacional do PSB pelo trabalho que vem desenvolvendo dentro do partido, então temos confiança que ele vai escolher o melhor para o Piauí”, afirmou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Espera no saguão(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Espera no saguão

Autoridades políticas
O deputado Antônio Félix (PSD) explicou o motivo da proposição do título de cidadania para Eduardo Campos. “Ele facilitou parcerias para as universidades do Piauí a ter cursos de mestrados e doutorados, fez a defesa do projeto de transposição do Rio São Francisco e também da conclusão da Transnordestina, que vai viabilizar a exportação de minérios e soja do Piauí para fora, existem os filhos legítimos e os que adotamos, Eduardo Campos passa a ser um dos adotados pelo Piauí”, justificou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Autor da proposição, Antônio Félix (PSD)(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Autor da proposição, Antônio Félix (PSD)

O prefeito Firmino Filho (PSDB), também esteve presente no aeroporto de Teresina. “É um título importante, uma homenagem justa para alguém que contribuiu com vários projetos do Piauí”, garantiu. Já o governador Wilson Martins disse estar feliz por receber o presidente nacional de seu partido e que pretendem preparar uma discussão para 2014.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Arinaldo Leal (PSB), fez-se presente para a chegada do governador pernambucano e presidente nacional do PSB. “Eduardo vem para conhecer essa parte do Brasil, para fortalecer o partido, conhecer os piauienses, inclusive há várias pessoas do partido da Marina Silva presentes aqui a pedido dela, o que mostra que os dois partidos estão realmente consolidados”, alegou.

Imagem: Valciãn Calixto/GP1Saguão do aeroporto(Imagem:Valciãn Calixto/GP1)Saguão do aeroporto

O ex-líder de Firmino na Câmara Municipal, vereador Edvaldo Marques (PSB), falou para o GP1 sobre a vinda de Eduardo Campos ao Piauí. “Ele vem receber essa homenagem do Estado, através da Alepi, então estaremos acompanhando e dando o apoio necessário com os três vereadores da CMT”, disse. Marques falou também sobre 2014. “Não está nada definido nesse cenário, nem o próprio Eduardo está definido como presidente, mas nesse momento os partidos se potencializam para a campanha”, alertou.

Outras autoridades presentes no saguão do aeroporto foram o ex-senador Mão Santa, deputado Gustavo Neiva, deputada Belê Medeiros, Ismar Marques, todos do PSB, além de secretários do governo como Wilson Brandão (Segov), Fenelon Rocha (Ccom), Antonio Filho (Agespisa) e Átila Lira (Seduc). Contudo, fortalecendo o boato de afastamento entre PT e PSB no Piauí, nenhuma figura importante do Partido dos Trabalhadores compareceu para receber Eduardo Campos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.