Fechar
GP1

Política

"O Brasil precisa se preparar para o envelhecimento da população", diz Ciro

O senador fez uma alerta para a necessidade de o Brasil se preparar e produzir soluções adequadas a essa nova realidade que se aproxima

No próximo dia 1º de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem por objetivo melhorar a qualidade de vida daqueles com mais de 60 anos e chamar atenção para a necessidade de ações que visem à integração social e à saúde dessa população.

Em discurso realizado na última terça-feira (25), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) citou estimativas que apontam que em 2025 o Brasil será a 6º nação com a população mais idosa, e que em 2050 o número de idosos no país será igual ou superior ao número das crianças de até 14 anos. O senador fez uma alerta para a necessidade de o Brasil se preparar e produzir soluções adequadas a essa nova realidade que se aproxima.

Imagem: Germana Chaves/ GP1Ciro Nogueira(Imagem:Germana Chaves/ GP1)Ciro Nogueira

“O desafio é imenso, assim como a recompensa. Cuidando adequadamente dos idosos, poderemos também contar com eles, em particular com sua sabedoria, na construção de uma sociedade melhor”, disse.

Entre as áreas que merecem atenção por parte dos governantes, Ciro destacou a necessidade de melhorias na Previdência Social e no Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar mencionou dados do Ministério da Saúde que apontam que 70% dos idosos brasileiros são usuários do SUS. O senador classificou o Estatuto do Idoso como “bem completo”, mas afirmou que ainda há muito o que fazer nesse campo.

Ciro ressaltou algumas iniciativas de seu mandato parlamentar que buscam oferecer proteção e melhor qualidade de vida para a população acima dos 60 anos. Uma delas é o PLS 47/2012, que pretende proteger as mulheres idosas vítimas de violência doméstica.

“A proposição dá prioridade às idosas no atendimento nas delegacias. O projeto também estabelece que quando houver violência contra a mulher idosa deverá ser aplicado o disposto na Lei Maria da Penha”.

O senador piauiense também falou sobre outro projeto de sua autoria (PLS 12/2011) que concede isenção no Imposto de Renda para despesas com medicamentos controlados. Para o senador, na falta do apoio direto do sistema público, a aquisição de medicamentos pelas pessoas idosas deve contar com algum tipo de subsídio governamental.

O parlamentar disse que sabe que as ações ainda são modestas diante da tarefa de preparar o Brasil para o envelhecimento da população, mas ressaltou que está atento e disposto a participar desse processo.

“Quero conclamar todas as instâncias de governo e do Poder Legislativo para que comecemos a trabalhar desde já nessa importante questão. É certo que o futuro chegará, e nós devemos estar preparados para ele” afirmou.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.