Fechar
GP1

Política

Situação da UESPI de Picos será discutida nesta sexta-feira

O Campus Professor Barros Araújo, situado no bairro Junco, zona Leste da cidade, não comporta os mais de mil alunos matriculados.

Está marcada para as 18 horas desta sexta-feira, dia 30, uma reunião com o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), professores, alunos e funcionários da Universidade Estadual do Piauí de Picos, no auditório do próprio campus. Na pauta, um problema que há anos depõe contra a qualidade da UESPI: a falta de espaço físico próprio para a instituição de ensino funcionar.

Imagem: DivulgaçãoDeputado Jesus Rodrigues(Imagem:Divulgação)Deputado Jesus Rodrigues

O Campus Professor Barros Araújo, situado no bairro Junco, zona Leste da cidade, não comporta os mais de mil alunos matriculados. O prédio chegou a passar por uma reforma, que foi embargada em 2009, antes da conclusão. Enquanto isso, os universitários estão assistindo aulas em salas de diferentes escolas do município.

O diretor de planejamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lukas Oliveira, descreve a situação em que se encontram os acadêmicos. “Quando os pais matriculam os alunos vindos de outras cidades, eles alugam casas próximas ao campus, mas estamos jogados nos bairros, o que acaba gerando despesas com transporte. Quando o colégio faz uma feira cultural, por exemplo, ficamos sem aula, além de termos que conviver com a bagunça feita pelos alunos do ensino médio. Algumas salas apresentam estrutura precária. Os professores estão se esforçando para manter a qualidade. É uma situação vergonhosa para o Estado. Precisamos de um campus de verdade, que proporcione uma integração maior, com uma biblioteca decente”, relata.

O deputado Jesus Rodrigues convidou o reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira, para participar da reunião, mas ele não poderá estar em Picos no horário agendado. Um pró-reitor da instituição deverá representá-lo.

“Levamos esse problema para o deputado Jesus para que ele nos ajude a buscar uma solução, até para saber o que tem sido feito pelo Governo do Estado”, disse o vice-prefeito eleito de Picos, Padre Walmir, ao enfatizar a gravidade do assunto.

Atualmente, o campus oferece os cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Direito, Educação Física, Ciências Contábeis, Letras/Português, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Hab. em Jornalismo e Relações, Pedagogia e Enfermagem.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.