Fechar
GP1

Política

TCU adverte governador Wilson Martins a não transferir dinheiro de convênios para Conta Única

"As determinações continuam sendo descumpridas [pelo governador Wilson Martins], mesclando os recursos federais com os estaduais. Tal procedimento é ilegal,", relatou ministro Migu

Imagem: ReproduçãoMinistro Miguel Jorge(Imagem:Reprodução)Ministro Miguel Jorge
O Tribunal de Contas da União recebeu representação da Secretaria de Controle Externo – SECEX/PI acerca de irregularidades ocorridas na movimentação financeira da conta corrente de convênios de responsabilidade do Governo do Estado.

Segundo o voto do relator, Ministro Jose Jorge, “ao arrepio da legislação aplicável e da previsão contida nos convênios firmados com a União, aquele ente da federação (Piauí) está promovendo a transferência de recursos federais destinados aos ajustes para sua conta única e posteriormente os restituindo às contas específicas dos convênios, devidamente atualizados monetariamente. Tal procedimento é ilegal, já tendo sido objeto de reiteradas manifestações do TCU. Em relação ao Estado do Piauí, o TCU já se manifestou, no mínimo, em seis diferentes ocasiões, tendo sido expedidas determinações corretivas, as duas últimas diretamente dirigidas ao Governador José Wellington Barroso de Araújo Dias.
Imagem: Germana Chaves / GP1Governador Wilson Martins (PSB)(Imagem:Germana Chaves / GP1)Governador Wilson Martins (PSB)
Não obstante isso, as determinações continuam sendo descumpridas [pelo governador Wilson Martins], mesclando os recursos federais com os estaduais. Essa prática não é isenta, do ponto de vista prático, pois permite ao Estado usar recursos federais, carimbados com finalidade específica, para pagar despesas inerentes ao seu custeio.”

O Tribunal julgou procedente a representação e decidiu dar ciência ao Governo do Estado para a adoção das providências cabíveis e mandou arquivar os autos.

A decisão do TCU é de 09 de novembro de 2011.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.