Imagem: DivulgaçãoSenador Ciro Nogueira
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) comentou o atual cenário econômico mundial e brasileiro em discurso realizado nesta quinta-feira (10).“É como se o paciente estivesse com uma pequena febre, precisamos examinar a causa e aplicar o remédio adequado antes que a doença destrua todo o sistema imunológico A luz amarela está acesa. Neste estágio, toda a atenção deve ser redobrada”, afirmou Ciro.
O parlamentar elogiou a decisão do Banco Central no último mês de reduzir a taxa Selic, mas lembrou que o Brasil continua com índices de juros altíssimos.“Apesar da redução da taxa Selic em meio ponto percentual, efetuada pelo Comitê de Política Monetária, no último dia 19 de outubro, infelizmente, o Brasil continua a liderar o ranking dos países com maior juros reais do planeta”, disse o senador.
Ciro ainda ressaltou que, mesmo para descer apenas uma posição no ranking, o país teria de fazer um grande corte na taxa de juros.“Os juros reais, no Brasil, são da ordem de 5,5% ao ano contra 2,3% ao ano na Hungria. Essa comparação é muito interessante, pois demonstra que, para sair do primeiro lugar e ocupar o segundo, seria necessário um corte de 4 pontos percentuais na nossa taxa Selic.”
O senador considera que o caminho de redução da taxa de juros é o correto para lidar com a crise, mas pensa que é necessário empenho para não deixar o crescimento da economia cair.
Mais conteúdo sobre:
Ver todos os comentários | 0 |