Fechar
GP1

Política

Deputado do Piauí classificou de irresponsável a decisão de Lula em vetar recursos para obras

Antes de encerrar Edson Ferreira denunciou o descaso da construtora que está fazendo a estrada que liga São Raimundo Nonato a São Lourenço

O deputado Edson Ferreira (DEM) ocupou a tribuna na sessão de hoje (18) para criticar a decisão do presidente Lula que vetou as emendas da LDO que destinavam verba para a construção e conclusão das estradas da região dos Cerrados piauienses que, segundo ele, “vai prejudicar sobremaneira o escoamento da produção desta rica região do nosso Estado”.

Para o deputado democrata, “a falta de estradas não prejudica apenas o escoamento da produção mas também o transportes dos insumos agrícolas e o que vemos são promessas feitas todos os anos pelos nossos governantes, o que culminou agora com o veto do presidente Lula”.

Edson Ferreira disse que existem três trechos que estão em situação mais crítica. O primeiro é a estrada que liga Gilbués a Santa Filomena, de cerca de 140 quilômetros, onde todos os anos ocorre o transtorno de atola-desatola caminhão carregado de soja ou arroz, no período invernoso.

O segundo trecho vetado por Lula é da BR que liga Jerumenha a Bertolínea, de cerca de 50 quilômetros e o terceiro é a BR 020 que liga São Raimundo Nonato à divisa com a Bahia. “Anunciaram a visita do presidente Lula ao local da obra, montaram uma barraca e construíram ainda cerca de dois quilômetros. Lula não apareceu e tampouco concluíram a estrada”, lamentou Edson.

Lula irresponsável

Em aparte ao pronunciamento de Edson Ferreira, o deputado Antônio Félix classificou de irresponsável a decisão do presidente Lula em vetar a dotação orçamentária para as obras e estradas piauienses. Ele deu o exemplo da barragem de Campo Maior que também foi vetada e disse que “Lula só faz isso com o Piauí que somos um Estado pobre”, e arrematou: “Duvido que ele faça isto com estados ricos como São Paulo e Paraná”.

O deputado petista Cícero Magalhães concordou com o pronunciamento de Edson Ferreira no tocante à importância das estradas vetadas, ressalvando que muitas estradas foram feitas e citou os avanços na construção das estradas que ligam Curimatá a Corrente e Parnaguá a Corrente. O deputado petista também culpou o excesso de serviço das construtoras pela não conclusão de muitas estradas dentro do prazo estabelecido. E citou a construtora Jurema, que ganhou a licitação para construir a PI 135 e deixou a licitação caducar.

Mortes na poeira

Antes de encerrar Edson Ferreira denunciou o descaso da construtora que está fazendo a estrada que liga São Raimundo Nonato a São Lourenço que, por falta de sinalização, provocou a colisão de dois veículos e a morte dos dois motoristas. “Eles jogaram uma piçarra no leito da estrada que tem provocado muita poeira. Como não tem sinalização os acidentes são freqüentes. “Graças a esta irresponsabilidade um jovem médico e um jovem empresário perderam suas vidas”, disse Edson.

Também em aparte o deputado Assis Carvalho (PT) apresentou condolências às famílias das vítimas, lembrando que era muito amigo do médico, seu conterrâneo de Oeiras. Para Assis, “não tem sentido fazerem uma estrada sem sinalização. Esta tragédia mexeu muito comigo e com todos os oeirenses”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.