O deputado João de Deus foi à tribuna na sessão desta segunda-feira (18) para responder as críticas do deputado Deusimar Brito, o Tererê, que acusou o presidente Lula de descaso com o Piauí. João de Deus lembrou que o cadastro das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família é feito pelas prefeituras e não pelo governo federal.
Sobre a refinaria, João de Deus disse que o assunto é “filme requentado”. “O Piauí tem o direito de reclamar uma refinaria, mas esse tipo de obras só será uma realidade no dia em que tivermos uma bancada unida, mas nós temos dois senadores que jogam no time do contra”, ressaltou.
João de Deus lembrou a reunião do 11 de maio, no Palácio de Karnak, da qual participaram os dirigentes de órgãos como a Secretaria de Transporte, DER, Idepi, Seinfra, Engerpi, Planejamento, Governo, além das construtoras que farão as obras de 2.400 km de estradas novas, com recursos da ordem de R$ 1 bilhão.
João de Deus citou os trechos de Teresina Luzilândia, Floriano a Canto do Buriti, Teresina a União, Miguel Alves a Porto, Campo Largo a Matias Olímpio, Teresina a Palmeirais e outros.
“O governador perguntava às empresas se quem pudesse começar agora no dia 20 de maio já poderia começar as obras. São vários trechos, como Buriti dos Montes à divisa com o Ceará, Coivaras a Altos, Altos a Alto Longá e Beneditinos, Simplício Mendes a Campinas do Piauí, Bom Jesus até a divisa com a Bahia, Gilbués a Santa Filomena, São Raimundo Nonato à divisa com a Bahia, Cocal dos Alves a Cocal da Estação, Domingos Mourão a Piripiri e à divisa com o Ceará, Cabeceiras a Barras, entre outros. Os recursos serão liberados a cada três meses, mediante as medições”, acrescentou o líder do PT.
Segundo o deputado hoje são mais de 100 municípios ligados por asfalto. “Nunca se construiu tanto asfalto nesse estado como no governo Wellington Dias”.
O deputado Mauro Tapety pediu aparte para fazer uma correção: os dois senadores (Mão Santa, do PMDB, e Heráclito Fortes, do DEM) não são culpados pela não instalação da refinaria de petróleo no Piauí. "Se existem dois jogando contra, existe 11 a favor do governo".
João de Deus pediu o tempo do seu colega de partido, deputado Paulo Martins, e falou por mais 15 minutos para explicar ao deputado Mauro Tapety sobre a prioridade exigida pelo mgovernador para os trechos Floriano Canto do Buriti e Oeiras a Simplício Mendes.
O deputado Dr. Pinto também aparteou o discurso de João de Deus para comemorar a inclusão de Domingos Mourão entre os trechos que serão recuperados. "Fiquei triste porque não foi incluído Lagoa do São Francisco a Piripiri, cujo projeto está sendo concluído", afirmou.
Outro a apartear o discurso de João de Deus foi o deputado Fábio Novo para afirmar que o ano de 2010 será iniciado com o Piauí com uma das melhores malhas viárias do país. "Os trechos que serão recuperados são eixos viários, corredores de riquezas, que vão dar uma nova cara ao Piauí".
Ver todos os comentários | 0 |