O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta quinta-feira (15), que não reconhece a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela, passadas mais de duas semanas das eleições no país.
“Não posso dizer que a oposição foi vitoriosa, porque eu não tenho os dados, e muito menos posso dizer que o Maduro foi vitorioso porque eu não tenho os dados. Eu não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada. Eu não sou favorável a fulano ou sou contra, eu quero o resultado. Queremos que o Conselho Nacional que cuidou das eleições diga publicamente quem ganhou as eleições, porque até agora ninguém disse quem ganhou”, disse o petista durante entrevista a rádio T, durante agenda em Curitiba (PR).
Ainda segundo o presidente, Maduro deve “explicação” ao Brasil e aos demais países. “Ainda não [reconheço a eleição de Maduro]. Ele sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, completou.
Desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a vitória de Nicolás Maduro, Lula tem sido pressionado a se posicionar de maneira mais contundente sobre a eleição no país.