O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou, durante conversa com a imprensa piauiense na sexta-feira (09), que vai lutar para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro elegível novamente através de uma proposta de anistia no Senado Federal.
“Vou lutar para que isso aconteça. É uma injustiça condenar um homem como o presidente Bolsonaro por conta de uma reunião com embaixadores, isso é inadmissível e vou lutar para que ela seja aprovada [a proposta de anistiar Bolsonaro de sua inelegibilidade]”, disse Ciro Nogueira.
Em outra oportunidade, o ex-ministro da Casa Civil adiantou que os senadores “pensarão duas vezes” em votar na proposta a partir de 2025, tendo em vista que muitos precisarão do apoio de Jair Bolsonaro e de sua imagem para se reelegerem.
“Só teríamos, hoje, que reverter em torno de oito senadores para votar a anistia ao Bolsonaro. Esses oito senadores vão pensar duas vezes para votar a anistia a partir do próximo ano”, afirmou Ciro.
Bolsonaro inelegível
Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Jair Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade em dois processos. Além disso, a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente no “caso das joias sauditas”.