O senador Ciro Nogueira , presidente nacional do PP, defendeu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas , permaneça filiado ao Republicanos como estratégia para deixar o “Centrão” reforçado, haja vista que Tarcísio é visto como um forte nome à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração do senador surge em meio a especulações sobre a possível migração do governador do estado paulista para o Partido Liberal (PL), algo que o governador paulista descartou por enquanto.

A movimentação política também leva em consideração que Ciro Nogueira já está de olho na eleição presidencial de 2026, pois o espectro político de direita está focado na possibilidade de não reeleição do presidente Lula (PT). Nogueira almeja ser o candidato a vice em uma chapa que mira o Palácio do Planalto.

Foto: Lucas Dias/GP1
Senador Ciro Nogueira

Outro ponto, é que durante o caminho até 2026, a federação formada pelo PP, Republicanos e União Brasil pode ser consolidada. Essas três siglas, unidas, teriam grande poder no país, com as maiores bancadas na Câmara e no Senado, além do maior número de governadores.

A aliança partidária é relevante para Ciro Nogueira, pois com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro , parte do capital político herdado de Bolsonaro faria o senador piauiense ganhar força como candidato a vice.

Nesse rumo, os principais cotados para liderar a chapa de direita, além de Tarcísio de Freitas, são a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador do Paraná Ratinho Júnior (PSD) e o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil).