O Partido Liberal (PL) emitiu um comunicado nesse sábado (10), após a soltura do presidente nacional, Valdemar Costa Neto . Na nota, a direção da sigla expressou sua gratidão pelas demonstrações de apoio, carinho e orações recebidas, destacando que tais manifestações fortalecem o compromisso da legenda com o bem-estar e o progresso do país.
“Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão por todas as palavras de apoio, carinho e orações. As demonstrações que recebemos de solidariedade são verdadeiramente reconfortantes e fortalecem nosso compromisso com o bem-estar e o progresso de nossa nação”, diz o comunicado.
A decisão de liberar Costa Neto foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), que observou a idade avançada de Costa Neto, 74 anos, e a ausência de crimes violentos ou ameaças graves durante a operação da Polícia Federal.
“Apesar de presentes os requisitos ensejadores da prisão preventiva, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadas, uma vez que o investigado é idoso, tendo 74 (setenta e quatro) anos, e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça, tendo sido os objetos encontrados dentro de sua residência, no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão”, destacou o ministro na decisão. Confira a íntegra da decisão .
Operação da PF
A operação da PF, denominada Tempus Veritatis (A Hora da Verdade), realizada na última quinta-feira (08), cumpriu 33 mandados judiciais, sendo Costa Neto um dos alvos. Durante a diligência na residência do presidente do PL, foi encontrada uma arma de fogo com o registro vencido, que, segundo a defesa, pertencia a um parente de Costa Neto.