Na quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em todo o Brasil tomarão posse do cargo em suas respectivas cidades. No Piauí, mais de dois mil políticos assumirão seus mandatos. Confira abaixo a programação prevista para o rito de investidura nos cinco maiores colégios eleitorais piauienses.
Teresina
Em Teresina, a solenidade de posse de Sílvio Mendes e Jeová Alencar , prefeito e vice-prefeito eleitos, e dos 29 vereadores acontecerá no Teatro Sílvio Mendes, no Sesc Cajuína, espaço localizado no bairro Noivos, às 11 horas.
Após a solenidade de posse, ocorrerá a transmissão do cargo, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, centro de Teresina. Durante o ato, o atual prefeito Dr. Pessoa (PRD) entregará a “faixa prefeital”, instituída por ele próprio através de Decreto, ao gestor eleito, Dr. Sílvio Mendes.
Em 02 de janeiro, haverá, ainda, a posse dos secretários municipais, no Palácio da Música, localizado na Rua Santa Luzia, 1241, bairro Centro.
Parnaíba
Na cidade com o segundo maior colégio eleitoral do Piauí, Francisco Emanuel (PP) e Darllan Barros (PP), prefeito e vice eleitos, tomarão posse juntamente com os 19 vereadores, no dia 1º janeiro, no Centro de Qualificação Profissional Jeanete de Moraes Souza, localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo, às 16 horas.
Na mesma solenidade, os vereadores eleitos elegerão toda a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba.
Picos
Em Picos, Pablo Santos (MDB) e Xandú Neri (PT), prefeito e vice-prefeita eleitos, além dos 17 vereadores, assumirão o mandato na Câmara Municipal da cidade, na Rua São Sebastião, bairro Centro, a partir das 17 horas.
Piripiri
Em Piripiri, a prefeita reeleita Jôve Oliveira (PT) e o vice-prefeito eleito, Hilton Osório (PT), tomarão posse às 18h, juntamente com os vereadores, na Câmara Municipal picoense.
Floriano
Em Floriano, o prefeito reeleito Antônio Reis (PSD) e o vice-prefeito eleito, Joab Curvina (PP), tomarão posse às 10h, na Câmara Municipal da princesa do sul, juntamente com os vereadores.