O governador Rafael Fonteles (PT) esteve presente na reunião de chefes de Executivos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que aconteceu nessa quinta-feira (1º), no Palácio da Alvorada. Durante o encontro, os gestores trataram da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, um texto de que será enviado para apreciação do Congresso Nacional.
Rafael destacou a integração das forças de segurança no Piauí como fator que fez diferença no estado e sugeriu que o tema seja considerado na discussão a nível nacional.
“É com cada vez mais integração, mais inteligência e mais investimento, que a gente vai ter melhores soluções para a redução dos índices de violência e tornar o Piauí e o Brasil, um lugar mais seguro, como é a prioridade do nosso povo” declarou Rafael Fonteles.
O que disse o presidente
O presidente Lula ressaltou sua preocupação com o fato de o crime organizado ocupar espaço em diversos setores da sociedade, inclusive no meio político.
Logo, logo, o crime organizado vai estar participando de concurso, vai estar indicando juiz, vai estar indicando procurador, vai estar indicando político, vai estar indicando candidato. Essa é uma coisa quase que incontrolável se a gente não montar um pacto federativo que envolva todos os Poderes da federação, todos os Poderes que estão envolvidos direta e indiretamente nisso”, disse Lula durante a reunião.