O governador Rafael Fonteles (PT-PI) não pretende antecipar o debate sobre as eleições de 2026, ao contrário de alguns de seus aliados que já expuseram planos para o próximo pleito. O MDB é um desses exemplos; a legenda já tornou público seu interesse em manter as vagas de senador e vice-governador na chapa que será liderada por Fonteles.
Rafael, por sua vez, preferiu não tecer comentários sobre a solicitação dos aliados emedebistas e, ao ser questionado pelo GP1 , declarou que o tema só será tratado no ano da eleição.
"Vamos falar disso [demandas do MDB] só em 2026", tangenciou o chefe do Palácio de Karnak, em conversa com nossa reportagem.
Cúpula reunida
O MDB do Piauí reuniu sua cúpula na semana passada para fazer um balanço do desempenho da sigla nas eleições de 2024, além de reforçar o interesse em manter os cargos de senador e vice-governador na chapa que será liderada por Rafael Fonteles. Os dois cargos são atualmente exercidos pelo senador Marcelo Castro e por Themístocles Filho, respectivamente.