Na manhã desta quarta-feira (24), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) cumpriram um mandado de busca e apreensão e apreenderam 37 galos de briga na residência de um homem identificado como Francisco Cleber Rêgo.
A operação, que tinha como objetivo averiguar a ocorrência do crime da prática de rinha de galo, ocorreu na cidade de José de Freitas, em conjunto com policiais da Gerência de Polícia Especializada (GPE) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Segundo o delegado Wilon Gomes, durante a apreensão ficou caracterizada a prática do crime de maus-tratos contra animais. “Encontramos todos os galos isolados em compartimentos fechados. Foram encontrados medicamentos que potencializam (a força) desses galos. Eles são treinados para brigarem, participarem de rinhas. Foram encontrados, também, medicamentos anti-inflamatórios, que são medicamentos utilizados após as brigas para tratar as lesões nos galos. Então, ali se vê logo que se trata de um centro de treinamento, o que configura a prática de crime de maus-tratos”, disse o delegado Wilon Gomes.
Ainda de acordo com o delegado, o suspeito do crime foi levado à Delegacia de Polícia de José de Freitas e será autuado pelo crime de maus-tratos contra animais, previsto no Art. 32 da Lei 9.605/98.
Os galos apreendidos foram levados ao zoobotânico da capital piauiense.
* Com a colaboração da repórter Rauena Pinheiro
- Lei obriga veterinários a notificar maus-tratos de animais em Esperantina
- Semam realiza ação contra maus-tratos e abandono de animais
- Comissão OAB-PI denuncia crimes de maus-tratos de animais no Mafuá
- Projeto veda nomeação em cargo público de condenado por maus-tratos a animais
- GCM passa a coibir crimes de maus-tratos a animais em Teresina
- Lei institui em Teresina o Dia do Combate aos Maus Tratos a Animais
Ver todos os comentários | 0 |