A Polícia Militar do Piauí iniciou nesta segunda-feira (22) a "Operação Veraneio 2024", com o objetivo de intensificar o policiamento nas cidades litorâneas de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia até o dia 5 de agosto. A operação conta com o reforço de quase 200 policiais, incluindo tropas especializadas e diversas modalidades de policiamento da corporação, visando garantir a segurança durante o período de férias.
De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a região do litoral receberá o acréscimo de quase 200 policiais, entre operações planejadas e tropas especializadas. A área já conta com ações de segurança desde o início do mês por conta do período de férias e agora serão ainda mais intensificadas nos próximos dias.
“É um reforço. Viemos de Teresina para o litoral para garantir a segurança daqueles que se deslocam da capital e de outras cidades do interior, além de turistas de outros estados. É um reforço de quase 200 policiais, entre operações planejadas e tropas especiais, que deslocamos da capital para o litoral para garantir a paz e a ordem”, pontua.
O coronel Erisvaldo Viana, que comanda a Planície Litorânea do Piauí, através do Comando de Policiamento Litoral Meio-Norte (CPLMN), destaca ainda que um Centro Integrado de Segurança Pública também será instalado na região.
“Estamos recebendo um reforço importante do Departamento Geral de Operações, a fim de que possamos aumentar o policiamento aqui na Planície Litorânea, com ciclopatrulhamento, Bptran, Bpre, Rone, Cavalaria, Bope, de tal maneira que todo esse efetivo e o aparato policial especializado trabalharão junto com o nosso efetivo, em prol da segurança pública de forma integrada. O cidadão poderá contar com o Centro Integrado de Segurança Pública, com a Polícia Militar e Civil, no que tange a demanda da segurança. A Polícia Militar está pronta e em plenas condições de trazer a paz social para essa região por conta do período das férias”, finaliza.
Além do reforço policial, o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, alertou a população sobre medidas de segurança adicionais e recomendou que os cidadãos evitem beber e dirigir, fiquem atentos aos seus pertences em locais públicos e mantenham suas residências seguras durante o período de férias. O coronel também destacou a importância de comunicar qualquer atividade suspeita à polícia.
“Temos que entender que a capital, em alguns momentos, fica um pouco ‘esvaziada’ e precisamos dar atenção também a certos horários, que de certa forma facilitam os casos de arrombamentos. Pedimos que a população colabore com a Polícia Militar, trazendo essas informações. O vizinho que perceber que a casa do seu vizinho pode estar sendo invadida, entre em contato com a gente. Nós temos os canais de comunicação, como o Piauí Gov e o 190, que é a nossa principal ferramenta de contato com a população. Que a população possa também ter cuidados na hora de ir para as festas, de ir para a praia, cuidar dos seus objetos pessoais, cuidar da direção, não ingerir bebida alcoólica quando estiver dirigindo, deixar as suas residências em uma situação de segurança, pedir a um vizinho que observe. São dicas que com certeza vão fazer o nosso trabalho ser um pouco mais tranquilo”, finaliza Galvão.