A Justiça de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (15), a liberação do passaporte do influenciador fitness Renato Cariani , réu em um processo no qual é acusado dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Cariani estava com o documento retido na Polícia Federal desde fevereiro deste ano, quando a Justiça aceitou a denúncia formulada pelo Ministério Público de São Paulo. A liberação do passaporte se deu a pedido da defesa do influenciador, que argumentou que a restrição implicava desproporcional prejuízo ao cliente.
Com a decisão, o influenciador poderá se ausentar do país para atividades profissionais, desde que avise a Justiça com, no mínimo, 15 dias de antecedência, apresentando passagens de ida e volta.
Entenda o caso
Alvo da Operação Hinsberg, deflagrada pela PF em dezembro de 2023, Renato Cariani é acusado de integrar um esquema por meio de sua empresa, a Anidrol Produtos para Laboratórios LTDA, que consistia na emissão de notas fiscais fraudulentas simulando vendas de insumos para farmacêuticas, levantando suspeita de um esquema de desvio desses insumos para a produção e adulteração de drogas ilícitas, como cocaína e crack.