O Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) da Polícia Civil do Piauí finalizou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Sodaliciun , contra uma organização criminosa suspeita de roubo, receptação e adulteração de veículos, com mais de 10 pessoas presas no Piauí e em Minas Gerais.

De acordo com o delegado Marcelo Dias , ao todo foram expedidas 20 ordens judiciais, que resultaram na prisão de 14 pessoas. “Estamos há alguns meses investigando essa organização criminosa, suspeita de praticar vários crimes, como roubo, furto de veículos, receptação e adulteração de veículos. Havia vários núcleos na organização, em que alguns praticavam os roubos e furtos, outros eram os adulteradores e outros, os receptadores, que faziam toda a negociação, inclusive em redes sociais, onde colocavam os veículos à venda”, explicou o delegado.

Foto: Brunno Suênio/GP1
Delegado Marcelo Dias, diretor do DRFV

Um dos alvos de mandado de prisão morava no município de Caxias-MA, mas foi localizado em Minas Gerais. “Se você analisar que existem indivíduos em outros estados que foram localizados, nós prendemos nesta operação uma pessoa que morava em Caxias, mas que foi presa no estado de Minas Gerais. Havia alvos também que foram presos em Altos”, destacou.

Articulador do grupo foi preso

Um homem identificado como Francisco Eduardo, cadeirante, também foi preso. Conforme a Polícia Civil, ele é apontado como articulador do grupo, responsável por solicitar veículos a serem roubados ou furtados. “É a segunda vez que esse cadeirante é preso em operação nossa. No ano passado, fizemos uma grande operação e ele foi preso, inclusive, com uma arma de fogo na casa dele. Hoje, mais uma vez, ele foi preso por ser um dos articuladores desse grupo criminoso. Ele atuava somente por telefone, fazendo as articulações, solicitando motos aos ladrões e revendendo, fazendo toda essa movimentação”, detalhou o delegado Marcelo Dias.

Foto: Divulgação/PC-PI
Polícia Civil deflagra Operação Sodaliciun

A ação policial contou com o apoio de policiais do DENARC, 4º DP, 5º DP, 7º DP, 9º DP, FEISP, além da Polícia Militar do Piauí. Além das prisões, também foram apreendidas motos adulteradas, um carro com suspeita de adulteração e um celular roubado.