A Polícia Militar do Piauí realizou um planejamento estratégico para garantir a segurança do Enem deste ano, que acontece nos dias 03 e 10 de novembro. Ao todo, serão disponibilizados 400 policiais militares, além de outros 200 agentes das forças de Segurança Pública.
Ao todo, o Piauí vai contar com 367 locais de aplicação de prova, sendo que 84 são em Teresina e 283 nos demais municípios. “Contaremos com mais de 600 agentes públicos envolvidos na segurança, teremos policiais militares, bombeiros, policiais civis, funcionários da Secretaria de Segurança Pública, dos Correios, PRF, Polícia Militar do Maranhão, PF, representantes da ABIN, Strans, Equatorial, SAMU. Enfim, um evento que conta com diversos parceiros para contribuir que o exame ocorra com segurança, clareza, uma vez que o Enem define no futuro novos profissionais de diversas áreas”, afirmou o diretor militar da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, tenente-coronel Cledson Queiroz
Segundo o Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, coronel Jacks Galvão , um posto de comando já está montado do QCG para monitorar e coibir possíveis intercorrências nos dias de prova.
“Todo o planejamento foi feito pelos órgãos de segurança, pela empresa responsável pela aplicação, pelos correios que fazem o transporte das provas. A partir de 8 horas da manhã, nós estaremos com o policiamento já nos locais de aplicação de prova, nas avenidas, nas paradas de ônibus, nas praças, para que o candidato possa sentir a presença da polícia militar e das demais forças de segurança e confiar e fazer sua prova com a máxima tranquilidade. A primeira fase ocorre agora domingo dia 3 e a segunda fase no dia 10 de novembro, no próximo domingo. Nós manteremos um posto de comando a partir de 8 horas da manhã, de todas as forças de segurança envolvidas. Estarão ali com seus representantes para avaliar todo o dia de realização de prova, como também. Para resolver algum problema caso haja envolvendo algumas das instituições”, enfatizou o coronel Galvão.