Fechar
GP1

Piauí

Transição energética deve industrializar o Nordeste, diz Rafael Fonteles

Fonteles afirmou que os Estados do Nordeste não querem ser apenas exportadores de energia limpa.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destacou no 23º Fórum Empresarial do Lide que a região Nordeste tem uma oportunidade única de se industrializar por meio da transição energética e geração de energia limpa. Fonteles afirmou que os Estados do Nordeste não querem ser apenas exportadores de energia limpa para o Sul e o Sudeste, mas também utilizar essa energia para impulsionar a indústria local.

Durante seu discurso, Fonteles mencionou a produção de hidrogênio verde a partir das plantas industriais instaladas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Rafael ainda ressaltou que a meta é ampliar a produção de outros tipos de energia limpa na região, aproveitando o excedente energético para fomentar o desenvolvimento industrial do Nordeste.

Foto: Lucas Dias/GP1Rafael Fonteles, governador do Piauí
Rafael Fonteles, governador do Piauí

“Não queremos ser só os exportadores de energia limpa para o Sudeste e para o Sul do Brasil. Queremos que a indústria use essa energia excedente que tem no Nordeste. O Piauí produz 6 vezes mais energia do que consome e 100% da matriz elétrica do Piauí é limpa. É algo que tem que ser aproveitado para industrializar o Piauí”, afirmou.

O governador destacou que o Piauí, apesar de estar fora do radar do desenvolvimento econômico por muito tempo, possui um enorme potencial de oportunidades ainda não exploradas. “É um Estado que estava fora do radar do desenvolvimento econômico e exatamente por isso tem um enorme potencial de oportunidades ainda não aproveitadas”, disse.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.