Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae realizará a Mostra Piauí Sampa 2024 – Conexão de Negócios, Turismo e Cultura, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo (SP). O evento tem como objetivo promover a cultura, turismo, economia e potencialidades do estado do Piauí, destacando suas riquezas naturais, gastronomia, arte e oportunidades de investimento. O Governo do Estado, que atua como co-realizador da edição deste ano, vai promover as riquezas culturais e históricas, o turismo e a economia, impulsionando, assim, diversos empreendimentos.
“Este evento busca não apenas enaltecer as tradições e riquezas naturais do Piauí, mas também fomentar parcerias e colaborações que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a inovação em diversas áreas, além de atrair o interesse do público paulistano e demais visitantes de outras regiões do Brasil para conhecer e se envolver com o que o Piauí tem a oferecer”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.
Com o setor turístico sendo uma das grandes estrelas da edição, a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) estará presente, disponibilizando um espaço para atendimento ao público. No local, a equipe do órgão estará oferecendo serviços informativos, além da promoção do que há de melhor no estado: seus diversos e surpreendentes destinos.
Para o secretário do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, a mostra é uma importante plataforma para que mais pessoas possam descobrir atrações, experimentar a gastronomia e conhecer a hospitalidade do povo piauiense. Ademais, o gestor acredita que essa seja, também, uma oportunidade para criar parcerias estratégicas e atrair investimentos que potencializam o crescimento contínuo do setor. “É com grande entusiasmo que celebramos a realização do Piauí Sampa, que não só destaca as belezas e riquezas culturais do nosso estado, mas também fortalece os nossos empreendedores e fomenta o desenvolvimento sustentável. O turismo é um setor crucial, que gera empregos, impulsiona a economia e promove a preservação do nosso patrimônio histórico e natural”, enfatiza Monteiro.
Mais de 30 pequenos negócios do Piauí vão participar do evento, distribuídos em três principais categorias: alimentos e bebidas; artesanato; e gemas e joias. Haverá, ainda, rodadas de negócios, exposições, oficinas vivas, apresentações culturais e talk shows com especialistas sobre diversas temáticas, como inovação, turismo, empreendedorismo, negócios, economia criativa, culinária regional e artesanato. No setor de artesanato, unidades produtivas exibirão as principais tipologias do Piauí, incluindo cerâmica, trançados, bordados e arte santeira em madeira. A opala de Pedro II também será destaque na mostra.
Além da exposição e comercialização de produtos, a programação da Piauí Sampa também conta com rodada de negócios, exposições, oficinas vivas, apresentações culturais e talks com especialistas sobre diversas temáticas como inovação, turismo, empreendedorismo, negócios, economia criativa, culinária regional, artesanato, entre outros assuntos. Destaque-se que a Piauí Sampa 2024 também contará com uma robusta vertente B2B, com o objetivo de promover parcerias estratégicas e ampliar as oportunidades de negócios para os empreendedores do Piauí.
O turismo piauiense também será evidenciado na mostra, com destaque para a Serra da Capivara e para as belezas do litoral do Estado. Como parte das atividades da Piauí Sampa será realizado um seminário em parceria com a Braztoa e a ABAV. Em paralelo, operadores de turismo do Piauí farão visitas técnicas a operadoras de São Paulo. Entre as atrações culturais confirmadas estão a Orquestra de Violões de Teresina, As Fulô do Sertão, Daniel Uxôa, Soraya Castelo Branco, Ney Araújo e Zé Quaresma.
Além do evento principal no Shopping Vila Olímpia, outra ação de destaque acontecerá no renomado Eataly São Paulo. O foco é aumentar a visibilidade dos produtos piauienses em um mercado de alta demanda e prestígio, oferecendo uma plataforma para que os pequenos negócios possam alcançar novos clientes e fortalecer sua presença no mercado paulista. Durante este período, 13 empresas do Piauí terão a oportunidade de comercializar seus produtos naquele sofisticado ambiente. Essas empresas foram cuidadosamente selecionadas para mostrar o melhor da gastronomia piauiense, incluindo cachaça, cervejas artesanais, cajuína, castanha, mel, geleias e doces regionais.
Ver todos os comentários | 0 |