O Ministério Público Federal (MPF) arquivou um inquérito que investigava denúncia de compra de votos por parte de membros do Partido dos Trabalhadores em uma cidade do Piauí durante as eleições de 2022. A decisão pelo arquivamento se deu durante sessão da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão, realizada no dia 20 de maio.
O inquérito policial foi instaurado após serem constatados indícios de distribuição de combustível, no dia 1º de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições, na cidade de Guadalupe. Segundo as informações colhidas na notícia de fato, no local havia uma grande quantidade de carros e motocicletas e pessoas que trajavam roupas e insígnias do PT.
Ao analisar o caso, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, relator do processo concluiu que os documentos anexados aos autos não revelam a ocorrência de corrupção eleitoral, uma vez que o combustível foi distribuído de forma limitada e não há provas concludentes no sentido de que a distribuição foi feita mediante pedido expresso de votos.
Diante disso, os membros da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão decidiu arquivar o caso, em decisão unânime, por “ausência de elementos suficientes da materialidade delitiva”. As investigações serem reabertas se houver notícia de novas provas.
Ver todos os comentários | 0 |