Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles celebra o primeiro ano do Pacto Pelas Crianças

O programa é coordenado pela primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, que também é medica.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Rafael Fonteles, governador do Piauí Rafael Fonteles, governador do Piauí
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Primeira-dama Isabel Fonteles Primeira-dama Isabel Fonteles
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Isabel Fonteles Isabel Fonteles
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Isabel Fonteles, primeira-dama do Piauí Isabel Fonteles, primeira-dama do Piauí
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Rafael Fonteles celebra o primeiro ano do Pacto Pelas Crianças Solenidade Pacto Pelas crianças do Piauí Rafael Fonteles celebra o primeiro ano do Pacto Pelas Crianças Solenidade Pacto Pelas crianças do Piauí
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Solenidade Pacto Pelas crianças do Piauí Solenidade Pacto Pelas crianças do Piauí
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Isabel e Rafael Fonteles celembram um ano do Pacto pelas crianças do Piauí Isabel e Rafael Fonteles celembram um ano do Pacto pelas crianças do Piauí
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Pacto pelas crianças do Piauí Pacto pelas crianças do Piauí
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Rafael Fonteles celebra o primeiro ano do Pacto Pelas Crianças Rafael Fonteles celebra o primeiro ano do Pacto Pelas Crianças
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Políticas pública para a primeira infância Políticas pública para a primeira infância

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e a primeira-dama, Isabel Fonteles, comandaram solenidade para comemorar um ano do Programa Pacto pelas Crianças do Piauí, nesta quinta-feira (25). O programa é coordenado por Isabel, que é medica, e envolve as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Em conversa com a imprensa, Rafael destacou a prioridade do Governo do Estado voltada para o setor.

"Essa política da primeira infância, que integra ações de várias secretarias, tem a missão principal a atenção primária de saúde, da pré-escola, da assistência social, portanto, essa integração com os municípios é que é o grande pilar para garantir de fato uma atenção especial do poder público a essa fase da vida desde a gestação até os seis anos de idade. Colocamos metas dentro do pacto nas áreas de saúde, social e educação, a expectativa é que isso avance cada vez mais na integração com os municípios. Queremos 100% de cobertura vacinal, por exemplo”, disse o governador.


A médica Isabel Fonteles disse que tem muito a ser celebrado nesses doze meses e elencou alguns dos avanços conquistados com o Pacto pelas Crianças.

"E um dia importante, a celebração de um ano do Pacto pelas Crianças do Piauí. As nossas ações prioritárias em saúde, educação e assistência social já estão todas implementadas. A gente quer esse ano poder monitorar essas ações e desenvolver um laboratório de políticas públicas para fazer as intervenções necessárias. A gente está concluindo a reforma do Lar da Criança Maria João de Deus que será entregue no final de maio, tem a nossa Carretinha da Saúde que já levou diversos entendimentos para crianças de zero a seis anos, além da ampliação do programa de alfabetização na idade certa capacitando gestores e educadores para atender as crianças”, declarou Isabel.

Áreas assistidas

Na área da Assistência Social, o governador Rafael Fonteles participou da abertura do Seminário Estadual da Primeira Infância que tem como objetivo demonstrar o compromisso com as políticas voltadas à primeira infância. Na ocasião, foram apresentados os princípios, diretrizes, objetivos e eixos estratégicos, que nortearam a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, para a validação junto aos gestores, técnicos e representantes da sociedade civil dos 224 municípios.

Na área da Saúde, será inaugurada a brinquedocreche da Maternidade Dona Evangelina Rosa. O espaço é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação que consiste na instalação de espaço lúdico para crianças menores de 6 anos que estejam em atendimento ou acompanhando a família para aproveitar esse tempo de espera e estimular o desenvolvimento infantil da criança, ajudando a desenvolver suas capacidades físicas e psicológicas, através do ato de brincar.

O projeto Pacto pelas Crianças prevê a inauguração de mais quatro brinquedocreches em espaços públicos, um investimento de R$ 15.000 (quinze mil reais), cada. Na área da Educação, será entregue o Prêmio Alfa 10. O prêmio tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino fundamental, promover uma política de incentivo às escolas de ensino fundamental para melhorar seus resultados de aprendizagem.

Ainda é objetivo promover o apoio pedagógico e financeiro às escolas de ensino fundamental que apresentam os menores resultados de aprendizagem; promover a criação de um ambiente saudável de mútua colaboração entre as escolas e estimular o engajamento dos profissionais da educação na busca de melhores resultados educacionais, principalmente para a alfabetização na idade certa, que é umas das metas do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Nesta 3ª edição, correspondente ao ano de 2023, serão premiadas 78 escolas.

Primeiro ano do Pacto Pelas Crianças do Piauí

Entre as ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí, neste primeiro ano, destaca-se a atuação da Carretinha da Saúde que percorre o Estado levando consultas, exames, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, inclusive, disponibilizando óculos quando necessário, e audiometria. Em apenas um ano já foram mais de 10.200 atendimentos e cerca de 700 óculos foram entregues. A Carretinha da Saúde leva ainda atualização de vacinas para crianças entre 0 e 6 anos: a cobertura vacinal já saltou de quase 70% para mais de 84% e a meta é chegar aos 95% ainda em 2024.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que realiza a formação continuada de gestores e professores da educação infantil, resulta na melhoria de resultados e desempenho no ciclo da alfabetização. Os investimentos em Kits mobília-creche - mobiliário, livros, material de apoio didático e brinquedos - para atender 200 creches piauienses, dos quais 41 estão sendo entregues neste semestre.

Na assistência social, a reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões e vai proporcionar às crianças um lar digno e acolhedor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.