A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI) constatou 36 alertas de desmatamento ilegal nas cidades de Cocal e Murici dos Portelas, localizadas no Norte do estado. A identificação desses alertas foi realizada entre os dias 05 e 09 de fevereiro, em operação de fiscalização nos biomas da Caatinga e Cerrado.
Segundo informações do órgão, ao todo, foram fiscalizados 2.000 hectares de terra. O trabalho foi realizado através das plataformas Mapbiomas e Terrabrasilis, ferramentas que fornecem dados geográficos sobre a cobertura e uso da terra do Brasil.
Conforme a auditora fiscal da secretaria, Larissa Oliveira, que participou da ação com outras duas mulheres, a fiscalização pretende punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal, como também buscar ações para prevenir esse tipo de ação na região. "Nossa meta é alcançar uma redução significativa no desmatamento em 2024, contribuindo para a preservação dos ecossistemas naturais do Piauí", apontou a auditora fiscal.
Desmatamento ilegal
De acordo com levantamento do Mapbiomas, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 20% no desmatamento, e a Caatinga foi o bioma que mais registrou aumento proporcional em relação ao desmatamento registrado no ano anterior, alcançando índice de88,9%.
Nesse mesmo relatório é descrito que 98% de toda a área desmatada do Brasil, no ano de 2019, é ilegal.
Ver todos os comentários | 0 |