O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), que o Estado do Piauí está criando uma ferramenta de Inteligência Artificial própria, a primeira desenvolvida originalmente em língua portuguesa. Conforme o chefe do Executivo, o instrumento terá funcionalidades semelhantes às do ChatGPT e será lançado em março de 2025.
“Quero anunciar, em primeira mão, que o Estado do Piauí lançará sua Inteligência Artificial, uma espécie de ChatGPT, para usar uma metonímia. Será em português e soberana, o que quer dizer que não dependeremos de big techs nenhuma para rodar isso e usaremos um banco de dados com mais de cem bilhões de palavras em português. Vai se chamar SoberanI.A. e vamos rodar em um supercomputador local. Vamos lançar em março e faremos um grande evento”, afirmou.
Durante sua fala, o chefe do Executivo mencionou que parcerias são bem-vindas, mas destacou a necessidade de ruptura de alguns setores com as big techs, que atualmente monopolizam o desenvolvimento e a distribuição dessas tecnologias.
“Queremos, sim, parceria com todas as big techs, mas temos que ter a preocupação de ter a nossa própria IA soberana. Temos essa preocupação. Por que temos que ficar reféns de quatro empresários do mundo?”, indagou o governador.
Ver todos os comentários | 0 |