O governador Rafael Fonteles (PT) determinou a criação do Parque Tecnológico do Estado do Piauí, em decreto publicado em edição extra do Diário do Estado, nesse sábado (14). No ato público, o chefe do Executivo apontou que o objetivo do empreendimento é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, fomentar a cultura de inovação e estimular a competitividade empresarial no Estado.
O novo parque será vinculado à Secretaria de Administração (SEAD-PI), que atuará como entidade gestora na captação e gestão de recursos, no estabelecimento de parcerias institucionais, entre outras funções.
A recém-criada Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação também desempenhará papel importante como formuladora e implementadora de políticas de inteligência artificial, entre outros.
Localização
No decreto, o governador determinou que a área destinada ao Parque Tecnológico ainda será definida por ato público específico, observados os critérios técnicos e as diretrizes de planejamento urbano e ambiental.
O que é um Parque Tecnológico
Conforme a Fundação Certi, uma companhia especializada no assunto, um parque tecnológico é um ambiente em que se abriga diversas empresas de segmentos diferentes e que têm a tecnologia como foco do trabalho.
Diferentemente de um Distrito Industrial, a gestão de um parque tecnológico é voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre empresas.
Ver todos os comentários | 0 |