O deputado estadual Fábio Novo (PT) relatou em uma publicação no X (antigo Twitter) que esteve nas proximidades da sede dos Três Poderes momentos antes das explosões. “Tiu França, candidato a vereador pelo PL de Rio do Sul (SC), é o proprietário do veículo que explodiu no estacionamento do anexo IV da Câmara dos Deputados. Horas antes da explosão, passei pelo estacionamento para uma audiência com o deputado Florentino Neto”, escreveu Fábio.
O deputado contou que soube do atentado enquanto estava a bordo do avião para Teresina e classificou o ocorrido como mais um episódio de “extremismo no Brasil”. “Já no voo retornando para Teresina, vejo que uma pessoa detonou explosivos e morreu em frente à estátua da Justiça, na entrada do STF. A escalada do extremismo no Brasil já nos traz a figura do homem-bomba”, declarou.
Tiú França, candidato a vereador do PL de Rio Sul (SC) é o proprietário do veículo que explodiu no estacionamento do anexo IV da Câmara dos Deputados. Horas antes da explosão cruzei o referido estacionamento para audiência com o deputado Florentino Neto.
— Fábio Novo (@fabio_novo) November 14, 2024
Na noite de quarta-feira (13), duas explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Uma das explosões ocorreu em frente à estátua da Justiça, no STF, levando a Polícia Militar e a segurança do STF a isolarem a área rapidamente.
O autor do atentado foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina e conhecido pelo apelido "Tiu França". Ele foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), mas não se elegeu. Antes da explosão, Francisco havia deixado indícios de que planejava novos ataques. Em mensagens compartilhadas com ele mesmo em um aplicativo, ameaçou a Corte e declarou que “faria uma nova república”.
Ver todos os comentários | 0 |