Os hospitais da rede pública estadual registraram um total de 20.844 cirurgias eletivas em 2023, realizadas entre janeiro até o mês de novembro, é o que revelou o relatório preliminar da Produção Hospitalar fornecido pelo Ministério da Saúde (SIH/SUS).
Mesmo sem as informações referentes a produção do mês de dezembro, o número representa um aumento de 45% no quantitativo de procedimentos cirúrgicos eletivos executados no ano passado, quando comparado com o mesmo período de 2022.
“Esse excelente desempenho é resultado do programa Saúde em Dia, lançado pelo governador Rafael Fonteles, que ampliou os investimentos para melhoria e expansão dos serviços oferecidos nos hospitais da rede estadual”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
O relatório mostra ainda o crescimento de cirurgias eletivas realizadas em unidades do interior do estado. É o caso do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, e do Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente, que tiveram aumento de 1.066% e 1.675%, respectivamente.
“Isso mostra que estamos avançando na descentralização dos procedimentos, disponibilizando serviços e evitando que o paciente precise se deslocar para a capital”, destacou o superintendente de gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Ver todos os comentários | 0 |