A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nessa terça-feira (4), o Projeto de Lei 39/2023 que prevê instituir a Política Estadual de Combate à Desertificação e recuperar as áreas degradadas no Estado do Piauí.
O projeto entende como desertificação “a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultantes de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas”.
A matéria também define o que é o combate à desertificação. “As atividades que visam aproveitar integralmente a terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, através de um desenvolvimento sustentável”.
Durante a sessão dessa terça, o deputado Ziza Carvalho (MDB) falou sobre a sua preocupação com o semiárido, por conta da expansão da monocultura da soja. "Embora reconheçamos a importância da soja para o PIB do Piauí, temos também a cera de carnaúba e temos o mel. Daí a importância do zoneamento ecológico, pra que todos possam fazer o estado crescer, respeitando nossas potencialidades, de acordo com nossos biomas locais e regionais", ressaltou Ziza.
O projeto agora segue para análise na Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.
O projeto é de autoria do Governo do Estado do Piauí.
- CCJ da Alepi aprova PL que capacita crianças a identificarem abuso sexual
- CCJ aprova PL da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia no Piauí
- CCJ aprova mudanças na Lei Orgânica da Polícia Civil e Militar
- CCJ da ALEPI aprova PL que proíbe cigarros em ambientes de uso coletivo
- CCJ da Alepi aprova regulamentação de medicamentos à base de cannabis
Ver todos os comentários | 0 |