A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) instituiu, nesta segunda-feira (17), o certificado “Empresa Amiga da Inclusão” para aquelas que possuírem, no mínimo, 70% do seu quadro de funcionários capacitados para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) e/ou outros transtornos.
A matéria é de autoria do deputado estadual Dr. Vinícius (PT-PI) e tem como objetivo promover a inclusão por meio de um atendimento adequado à população com os transtornos mencionados.
Para serem considerados capacitados, os funcionários deverão realizar curso preparatório com certificado na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Entre os temas aprendidos deverão estar, obrigatoriamente:
I - Formas de comunicações alternativas para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
II - Condução de situações de crise envolvendo pessoas com TEA e TDAH e
III - Tratamento adequado das pessoas com TEA e TDAH e de seus acompanhantes.
As empresas que se disporem a promover a adequação de seus funcionários nesse sentido, além de receberem o certificado “Empresa Amiga da Inclusão”, terão suas marcas divulgadas, anualmente, em campanhas publicitárias do Governo do Piauí que falem sobre o tema.
Ver todos os comentários | 0 |