O governador Rafael Fonteles (PT-PI) e a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, lançaram nesta terça-feira (25), o programa “Pacto pelas Crianças”. A solenidade de lançamento foi realizada nesta terça-feira (25), no Palácio de Karnak. Durante o evento, também, ocorreu a abertura da exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor”, que revela registros de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção.
O “Pacto pelas Crianças” é um programa que faz parte do Plano de Governo de Rafael e que perpassa por várias áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social. A iniciativa, que vai abranger crianças de 0 a 6 anos, será coordenada pela médica e primeira-dama, Isabel Fonteles. Ainda durante o evento, o governador lançou a “Carreta de Saúde”, que vai aos municípios piauienses levar cuidados de saúde para a primeira infância.
Serão ofertados exames de oftalmologia, audiométria e odontológia. “A Carreta de Saúde é um investimento que foi feito para a primeira infância, de 0 a 6 anos, e é o melhor investimento que podemos fazer para a sociedade como um todo, porque é o momento em que as crianças estão se desenvolvendo e aprendendo a socialização. Por isso, precisamos garantir essa integralidade durante seu crescimento, sobretudo, na saúde e na educação. Devemos também ter um olhar especial para aquelas crianças que não podem estar no convívio da família e estão vulneráveis em algum abrigo”, declarou o governador Rafael.
Conforme o governador petista, a “Carreta de Saúde” irá aos municípios por meio de cadastramento pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para poder ser feito, o atendimento às crianças.
“Além dessa medida, também iremos incentivar os municípios para possuir o Kit Creche, aumentando a quantidade no estado, assim como a construção de brinquedopraças, para que haja esse espaço para as crianças dentro do espaço público urbano. Assim como voltar com força máxima a aplicação com força máxima da vacinação”, ressaltou Fonteles.
Primeira-dama do Piauí
A primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, vai articular junto à Sesapi, Seduc e Sasc, para garantir a união do poder público estadual, municipal e entidades do 3º setor para promover a vacinação em dia, a alfabetização, exames com frequência, além da garantia do acolhimento do núcleo familiar à criança, deixando o abrigo como o último recurso.
“Existem no Piauí 360 mil crianças dentro da faixa etária de 0 a 6 anos, e cerca de 280 mil crianças são SUS dependentes, então essa é a nossa meta, abranger essas políticas públicas a todas elas. Na prática, nós já estabelecemos um diálogo com a Secretaria de Saúde, de Serviço Social e de Educação, para fazermos o levantamento dos dados para saber os municípios que serão priorizados na implementação desse projeto”, declarou a primeira dama do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |