O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), defendeu nesta segunda-feira (17) a apresentação de Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) para garantir, com força constitucional, recursos para instituições filantrópicas que cuidam da área da saúde no Estado.
"Precisamos encontrar uma saída definitiva para o sistema de saúde das santas casas e instituições filantrópicas. Queremos discutir, na Assembleia Legislativa, uma Proposta de Emenda à Constituição do Piauí que assegure, constitucionalmente, fonte permanente de receita para essas entidades na área da saúde", defendeu o presidente da Alepi.
A ideia do deputado Franzé foi apresentada em um encontro no Hospital São Marcos, em Teresina, com a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA); Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); e Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas do Piauí.
Essas entidades alegam dificuldades para captação de recursos para manutenção de suas atividades no Estado, destacando, especialmente, o tratamento do câncer. "Vamos amadurecer essa ideia, diante do quadro que se tem todo ano, dessas entidades lutando por conta da dificuldade de conseguir recursos", assinala Franzé Silva.
Emendas e orçamento
Em 2022, o deputado Franzé Silva colocou emenda parlamentar doando o valor de R$ 300.000 para o Hospital São Marcos, que cuida de pessoas com câncer em Teresina, atendendo à demanda de todo o Piauí e outros estados. Como relator do Orçamento 2023 na Alepi, o parlamentar também defendeu e acatou a inclusão de emendas com recursos para a oncologia no Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |