O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, está promovendo o projeto “Elas Empreendem”, cujo objetivo é qualificar as mulheres em situação de vulnerabilidade para montar seus empreendimentos. O projeto conta ainda com a participação da Agência de Fomento do Estado que possibilita uma linha de crédito para as mulheres que participam da qualificação.
Segundo a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, o projeto possui parceria com o Sebrae que oferece cursos e palestras de qualificação para montar e aprimorar os negócios, além de aulas de vendas nas redes sociais.
“A Secretaria das Mulheres tem um contrato com o Sebrae onde tratamos sobre montagem de pequeno negócio e colocá-lo nas redes sociais. O projeto é muito importante, pois as mulheres têm a oportunidade de ter algumas informações que muitas vezes não chegam até elas nos municípios, como colocar o negócio nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp onde as pessoas mais usam e como comercializar e precificar os produtos”, conta.
Lorena Gomes participou da capacitação do Elas Empreendem no município de União. A jovem artesã conta que através do projeto pode perceber novas oportunidades e aprimorar suas habilidades no seu empreendimento. “O projeto foi essencial tanto na questão pessoal como profissional para meu crescimento e ampliou a minha visão tanto pela questão do empreendedorismo como para meus projetos pessoais e por mostrar que há novas saídas e novas oportunidades se traçarmos metas e objetivos, se organizando e aperfeiçoando cada vez mais com estudo, prática e acreditando no nosso potencial. Só tenho a agradecer pelo projeto e espero que tragam mais ações para nosso município, porque é uma oportunidade de crescimento muito rico”, agradece.
O projeto Elas Empreendem será realizado em 24 municípios incluindo Teresina e, de forma virtual, abrangendo outras cidades. Ao todo, o projeto já atingiu mais de 100 mulheres e a previsão é de que nesse mês de março esteja presente no território da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato e São João, além de trabalhar de forma virtual em Dom Inocêncio.
A secretária Zenaide conta ainda que além das palestras, o projeto inclui ainda uma linha de crédito que auxilia as empreendedoras a investirem em seus negócios. “O projeto vai além dessas palestras, ele possui também um acesso ao crédito, e nesse sentido temos o Fomento Mulher, que é uma linha de crédito para as mulheres através da Agência de Fomento, que é um parceiro nosso que vai possibilitar que essas mulheres tenham acesso ao crédito. Então, essa primeira etapa do projeto seriam as capacitações e o segundo momento acesso ao crédito, além de planejarmos o acompanhamento dessas mulheres para organizá-las em cooperativas e associações”, detalha a gestora.
Os 4 municípios que já foram realizados as oficinas foram os municípios de Teresina, União, Altos e José de Freitas. Nesta sexta (24), os municípios finalizaram os cursos com a entrega de certificados de qualificação das mulheres participantes. Para realizar a inscrição é preciso preencher um formulário no link a ser divulgado pela Secretaria das Mulheres nos municípios que serão beneficiados pelo projeto.
Ver todos os comentários | 0 |