O governador Rafael Fonteles (PT) cumpre agenda de quatro dias no Litoral do Piauí. Dos dias 12 a 15 de dezembro, a programação do líder do Executivo estadual participa de eventos como a inauguração do aeródromo de Barra Grande, reformas de dois Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) em Luís Correia e Parnaíba, da primeira etapa do Porto Piauí e da pedra fundamental dos dois maiores projetos de hidrogênio verde do mundo.
Os compromissos no Litoral começam nesta terça-feira (12), com a inauguração do aeródromo de Barra Grande, um projeto que pretende trazer um impacto positivo no turismo da região. A obra, executada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), teve investimento de R$ 17 milhões, e conta com pista de pouso, decolagem com balizamento noturno de 1.500 metros de extensão e 25 metros de largura, além de um terminal de passageiros.
Mais uma grande obra será entregue no dia 13, o Porto Piauí, que também promete alavancar a economia de todo o Estado. A inauguração contará com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Fillho, que entregará a Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), que autoriza o funcionamento do Porto Piauí. Ainda no dia 13, por volta das 14h acontece a chegada do primeiro navio da Marinha Brasileira e shows gratuitos.
Na quarta-feira (14), o governador visita as obras de reforma da Escola do Mar, em Luís Correia, instituição de ensino médio que também conta com ensino profissionalizante. Com as melhorias, a unidade passa a contar com dez salas de aula, sala de mediação tecnológica, laboratórios de informática, microbiologia, processamento de alimentos e pescados, de biologia marinha, simulação de condução de embarcação, etc. Em seguida, Fonteles participa da inauguração das obras de reforma e ampliação do CETI Zulmira Xavier, em Luís Correia, e do CETI Chagas Rodrigues, em Parnaíba.
Por fim, na sexta-feira (15), a agenda no Litoral encerra com o lançamento de duas pedras fundamentais dos projetos de hidrogênio verde em Parnaíba, que serão implantados na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE). As empresas europeias Green Energy Park (GEP) e Solatio Energia irão construir as maiores usinas de hidrogênio verde no mundo, atraindo novos negócios para o Piauí e gerando milhares de empregos.
Ver todos os comentários | 0 |