A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou nesta quinta-feira (26), que o Brasil ultrapassou os 5 gigawatts (GW) de capacidade de geração centralizada de energia solar e com isso, os estados da Bahia, Piauí e Minas Gerais são considerados os que possuem maior capacidade em produzir a energia renovável.
De acordo com a Aneel, Bahia possui capacidade de 1,35 GW, o Piauí de 1,16 GW, e Minas Gerais com 730 MW. Essas usinas solares nos estados caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), seja no mercado regulado ou no mercado livre.
A ANEEL destacou que até 2017, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil e que a rápida ascensão observada nos últimos cinco anos deve se manter em ritmo acelerado. Neste momento, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023.
Além dos 5 GW de geração solar centralizada, o Brasil conta com 10,74 GW de potência instalada em unidades de micro e minigeração distribuída. Aproximadamente 1,3 milhão de consumidores utilizam os créditos pela energia gerada por 1,01 milhão de unidades de micro e minigeração.
Ver todos os comentários | 0 |