As aulas na rede estadual de ensino retomam a partir desta segunda-feira (23) em todo o Piauí, segundo decreto da governadora Regina Sousa (PT), publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta (19). A governadora ainda autorizou fazer descontos no contracheques dos profissionais de educação que permanecerem em greve.
O retorno também foi determinado levando em conta a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que decretou ilegalidade da greve dos professores com aplicação de uma multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão de encerrar a paralisação.
Além disso, o reajuste de 10% concedido aos profissionais da educação básica do Estado foi levado em consideração para o retorno imediato das aulas. O aumento, aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi questionado pelos professores, que entraram em greve cobrando reajuste de 33%.
A governadora autorizou ainda a Seduc-PI a promover a reorganização da lotação dos profissionais da educação, se necessário; a realizar a contratação temporária de professores substitutos por excepcional interesse público para suprir a falta de profissionais que permanecerem em greve e os descontos no contracheque dos profissionais da educação estadual que permanecerem em greve
Ver todos os comentários | 0 |