O nível do Rio Poti, em Teresina, baixou na madrugada desta terça-feira (08), depois de se aproximar da cota de inundação nessa segunda-feira (07), quando afetou diversas famílias ribeirinhas na Capital. Os dados são do boletim do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), às 6h.
Conforme o CPRM, o nível desta terça chegou a 9,52 metros, 48 centímetros, abaixo da cota de inundação. Ainda ontem, o Rio Poti chegou a 9,85 metros, restando 15 centímetros da cota máxima, que é de 10 metros.
A notícia é um alento para as mais de 40 famílias do residencial Terra Prometida, na zona sul da Capital, que ficaram desabrigadas após suas casas terem sido invadidas pela água. Algumas residências ficaram ilhadas, a ponto de ser necessária uma embarcação para retirar as pessoas.
Ação emergencial
De acordo com André Santos, gerente de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), oito famílias já foram devidamente atendidas e as demais famílias estão sendo mapeadas para receberem atendimento adequado.
O GP1 percorreu alguns pontos onde o volume de água ficou próximo de atingir a Marginal Sul, obra que servirá como um dique, evitando que o Rio Poti não avance em tempos de chuvas intensas, sobretudo, no período chuvoso.
Ver todos os comentários | 0 |