O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira (07), alerta vermelho de grande perigo de chuvas intensas para cinco municípios situados no litoral do Piauí.
O alerta teve início às 10h30 e vale até às 21h desta segunda-feira (07). A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Os municípios em alerta vermelho são: Bom Princípio do Piauí, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.
Alerta laranja de tempestade
O Inmet também emitiu alerta de tempestade para o município de Barreiras do Piauí. O alerta teve início às 10h15 desta segunda-feira (07) e vale até 10h desta terça-feira (08).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Alerta laranja de chuvas intensas
Também foi emitido alerta laranja de perigo de chuvas intensas para municípios situados nas regiões Centro-Norte Piauiense, Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense e Norte Piauiense.
O alerta teve início às 11h desta segunda-feira (07) e vale até 11h desta terça-feira (08). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta amarelo
Foi emitido ainda alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para as regiões Sudeste Piauiense e Sudoeste Piauiense.
O alerta teve início às 11h10 desta segunda-feira (07) e vale até 11h desta terça-feira (08). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Orientações
O Inmet orienta a população que, em casos de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável que se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Ver todos os comentários | 0 |