Morreu, nessa sexta-feira (09), Expedito Antonino dos Santos, o Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Piauí e do Brasil. Ele tinha 90 anos e morreu em casa, em Teresina, onde se recuperava de uma cirurgia no estômago realizada no mês de julho.
A informação sobre a morte foi divulgada pela família, na página do Instagram do escultor. "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina", diz trecho da nota.
O velório está acontecendo na Pax União, no espaço " Estrela", localizada na avenida Miguel Rosa. De acordo com a nota, o enterro será neste domingo (11), porque a família aguarda a chegada de dois filhos do artista que moram em outros estados.
Ele deixa a mulher Raimunda Santos com quem foi casado por 60 anos, quatro filhos e quatro netos.
História
Mestre Expedito nasceu em Domingos Mourão, Piauí, em outubro de 1932, mas mudou-se para Teresina em 1969. Com mais de 60 anos de profissão, ele era escultor, pintor e mestre da arte santeira já tendo catalogado mais de 200 mil peças estão espalhadas por todo o Brasil e também em outros países como o Chile.
Com exposições em diferentes estados, ele era a expressão da cultura piauiense, nordestina e brasileira, catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um dos principais nomes da arte santeira do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |