Na manhã desta quinta-feira (19) o contador e professor Roosevelt Figueiredo registrou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Com isso, já são cinco candidatos registrados na disputa pela vaga deixada pelo conselheiro Luciano Nunes, que se aposentou em junho.
O candidato afirmou que seu nome representa uma alternativa nesse processo e defendeu que o novo conselheiro precisa ser um profissional da sociedade civil que tenha um perfil técnico. Segundo Roosevelt Figueiredo, ele já conta com apoio de diversos profissionais, sindicatos e entidades de classe.
“Nossa candidatura representa uma alternativa para que o novo conselheiro do TCE seja um profissional da sociedade civil, com perfil técnico, levando maior imparcialidade aos julgamentos das contas públicas e promovendo o equilíbrio de representatividade junto à Corte de Contas. Nosso trabalho resultará numa maior eficácia na fiscalização de recursos e gestores públicas”, declarou.
Roosevelt Figueiredo
Formado em ciências contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), tem pós-graduação em auditoria e perícia contábil. É professor de graduação e pós-graduação e secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
Outros candidatos
Mais quatro nomes já oficializaram candidatura para disputar o cargo: os deputados estaduais Zé Santana (MDB), Flávio Nogueira Júnior (PDT), a advogada Nayara Negreiros e o advogado Thiago Normando.
Requisitos para ser conselheiro
Conforme o edital lançado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para concorrer à vaga de conselheiro os requisitos básicos são: ser brasileiro, possuir mais de 35 anos e menos de 65 anos, ter idoneidade moral e reputação ilibada, possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos financeiros ou administração pública e possuir mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional, que exija conhecimentos mencionados anteriormente.
Ver todos os comentários | 0 |