A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 foi disponibilizada nesta sexta-feira (16) e o resultado da dedicação dos estudantes aliada às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já começa a aparecer. Entre os alunos que comemoram neste dia estão João José de Souza Silva e Janielly Gonçalves.
Aprovados na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, os estudantes têm em comum a escolha pelo caminho da licenciatura.
João José de Souza Silva, de 18 anos, é estudante da Unidade Escolar Antonio Rodrigues Filho, localizada no município de Acauã, distante 480 quilômetros de Teresina. A facilidade com os números lhe rendeu aprovação em matemática, com destaque para uma das maiores notas de redação no Enem, 980 pontos.
Ele relatou que a nota o faria ingressar em outros cursos com maior procura entre os estudantes, mas o sonho de ser educador o fez optar pela licenciatura.
“Minha nota me permite optar por outros cursos como Engenharia, por exemplo, mas sempre tive a facilidade pela Matemática e admiração pela profissão de professor, apesar de saber que é uma profissão desvalorizada pela sociedade contemporânea. No entanto, é uma profissão muito importante, pois é a base para todas as outras”, descreveu João José.
Outro exemplo de estudante que também trilhará o caminho do ensino superior voltado para a sala de aula é Janielly Gonçalves. A estudante da Unidade Escolar Clementino Martins, localizada no município de Wall Ferraz, a 330 quilômetros da capital, também conquistou a aprovação no curso que sonhou, a Licenciatura em História.
“Além da paixão pela matéria, que foi a minha preferida desde o nono ano do ensino fundamental, para ser mais precisa, eu também admiro muito a arte de ensinar. Para mim, a profissão de professor é uma das mais nobres e, por isso, eu não tive dúvidas quanto à minha escolha”, contou Janielly.
Ensaio para sala de aula
O caminho da sala de aula como professor já era ensaiado pelos estudantes ainda no ensino básico. Com a facilidade em aprender Matemática, João sempre buscava auxiliar os colegas a entender melhor os números quando tinham dúvidas com as questões.
“Gostava sempre de ajudá-los, pois tenho uma admiração enorme por aqueles que buscam transmitir conhecimento, compartilhando o que sabem com os colegas. O que mais influenciou foi a vontade de querer transferir conhecimentos. Desde o início do Enem, independentemente da nota, queria Licenciatura em Matemática pois esse era meu sonho, ser professor”, contou o estudante.
Janielly também relata que a inspiração na escolha da graduação veio daqueles que estavam no seu caminho como estudante. “A matéria de História sempre foi o meu forte, então eu auxiliava alguns colegas quando eles tinham alguma dúvida em relação a algum conteúdo específico. Sempre gostei de participar ativamente das aulas, principalmente de alguns professores que tive durante a minha vida estudantil, que exerciam a profissão com muito amor e maestria”, disse Gonçalves.
Os estudantes contam como as ferramentas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação em diferentes frentes como atividades remotas, utilização de plataformas on-line, atividades do Canal Educação e Pré-Enem Seduc foram essenciais para conquistarem a entrada no ensino superior.
João relembra que todo o suporte de ensino direcionado pelos professores e disponibilizado pela Seduc para ele e os colegas lhe garantiu comemorar a tão sonhada aprovação.
“O papel dos professores foram essenciais para essa conquista, não só os professores do Canal Educação e do Pré-Enem Seduc, como também todos os professores da minha escola que sempre me apoiaram e me guiaram. Quero agradecer a eles que são professores excelentes e dedicados a transferir o conhecimento para os alunos”, pontuou José.
Janielly também participou dos grupos de WhatsApp do Pré-Enem e destaca que o suporte das aulas remotas facilitou alcançar a conquista. “Como durante esse ano as aulas foram remotas, eu estudei com os professores do Canal Educação, que me deram todo o suporte necessário para a minha preparação, e participei de três grupos no WhatsApp. Além disso, também tive o auxílio do corpo docente da minha escola durante todo o meu ensino médio”, detalhou a estudante.
Ver todos os comentários | 0 |