Mais de nove mil estudantes de graduação presencial dos quatro campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem receber chips de dados móveis para ter condições mais apropriadas de acompanhar as aulas remotas, formato de ensino adotado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os estudantes estão sendo contemplados no Projeto Alunos Conectados no Edital 08/2020 – PRAEC/UFPI, uma ação do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O Projeto é operacionalizado na UFPI pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), por meio da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CACOM).
Projeto Alunos Conectados
Em agosto de 2020, o MEC anunciou a solução encontrada para o fornecimento de acesso à internet aos cerca de 900 mil alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Ensino Superior e da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O objetivo do Projeto Alunos Conectados é viabilizar conectividade a alunos que não tenham renda suficiente para contratar o serviço de banda larga em seus domicílios, disponibilizando pacotes de dados móveis (4G) para que eles tenham acesso aos conteúdos educacionais e às atividades de aprendizagem, oferecidos de forma remota pelas instituições de ensino.
Na UFPI, ao todo, o edital prevê contemplar até 9.448 estudantes nos quatro campi da Universidade. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a Cacom, pelo telefone (86) 3215-5642 e/ou e-mail.
Perfil dos alunos contemplados
Estão sendo contemplados estudantes de graduação presencial da UFPI, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio (1,5) mensal e com matrículas curriculares ativas. O benefício pode ser acumulado com bolsa acadêmica por mérito de programas oficiais no âmbito da UFPI, como PIBIC, PIBID, MONITORIA, dentre outras, e com bolsa/auxílio da PRAEC, exceto o Auxílio Inclusão Digital – Modalidade I.
A RNP disponibiliza pacotes de 5 (cinco) GBytes até o máximo de 40 (quarenta) GBytes, a primeira carga realizada será de 20GB para todos os estudantes deferidos. A partir da inserção dos dados na plataforma disponibilizada pela RNP, o uso/consumo de cada estudante será acompanhado e os créditos serão renovados ajustando-se a carga ao uso/consumo do estudante.
Inscrições
As inscrições para receber os chips ocorrem mensalmente, dos dias 10 a 20, pelo sistema www.alunosconectados.ufpi.br. Para realizar a inscrição, além de preencher os requisitos do edital, o estudante precisa possuir matrícula curricular em período ativo com o uso de Tecnologias de Informação Comunicação – TIC’s (remoto ou híbrido). Os resultados saem no dia 25 de cada mês.
Segundo a Coordenadora da CACOM, Profa Mara Jordana Magalhães Costa, a primeira parte da entrega foi feita entre os dias 21 e 23 de dezembro de 2020 na sede da Cacom no Campus de Teresina, contemplando 36 estudantes cadastrados para receber o chip. As entregas presenciais no campus da capital continuam a partir desta segunda (04/01) e seguem até 11 de janeiro, das 8 às 16 horas, para mais 135 alunos. Os estudantes que optaram pela entrega pelos Correios em Teresina ou nos campi do interior começam a receber os chips também no decorrer desta semana.
Os alunos recebem pacote de dados móveis, correspondente a chip novo, com validade de 30 dias e recarga repositória mensal, por período de até seis meses. “Dentre os principais objetivos, o projeto vem proporcionar aos estudantes que têm vulnerabilidade social condições necessárias para que possam acessar às aulas, que no momento estão sendo mediadas pelas TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)”, informou a Coordenadora da CACOM, Mara Jordana.
Ver todos os comentários | 0 |