O ministro Nefi Cordeiro, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus ao ex-coronel José Viriato Correia Lima, condenado pelo assassinato do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, o Castelinho, em 1999. A decisão foi dada no último dia 17 de fevereiro.
Apontado como chefe do crime organizado, Correia Lima está preso há 20 anos e cumpre penas que somadas chegam a quase 155 anos. Na decisão, o ministro concedeu habeas corpus destacando: “ante o exposto, concedo o Habeas Corpus para determinar a soltura do paciente até o exaurimento da instância recursal ordinária, se por outro motivo não estiver preso”.
Condenação
No dia 24 de setembro de 2015, o ex-coronel José Viriato Correia Lima, a professora aposentada Ana Zélia Correia Lima Castelo Branco e do policial militar da reserva, Francisco Moreira do Nascimento foram julgados e condenados pelo assassinato do engenheiro Castelinho em 1999.
O julgamento aconteceu no Tribunal do Júri de Teresina e Ana Zélia foi condenada a sete anos e seis meses em regime semiaberto, Correia Lima foi condenado a 25 anos de reclusão em regime fechado e Francisco Moreira foi a 23 anos, também em regime fechado.
O crime
O engenheiro Castelinho foi assassinado a tiros durante uma caminhada em bairro na zona Leste de Teresina. Ana Zélia, esposa de Castelinho, e Correia Lima foram os mandantes do crime.
Já Francisco Moreira foi o responsável pela execução. Ana Zélia temia o divórcio e entrou em contato com Correia Lima para encomendar a morte do marido. Ela teria pago R$ 70 mil para Correia Lima, que encomendou o executor.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
STJ nega liminar para suspender ordem de prisão de Zélia Correia Lima
Primo de Correia Lima vai a Júri Popular pela morte de Castelinho
Cabo que matou engenheiro Castelinho se apresenta à PM em Teresina
Justiça manda prender condenada pelo assassinato de Castelinho
Ver todos os comentários | 0 |