A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, um projeto de extensão com o tema "Prevenção ao suicídio: o que sabemos, o que estamos fazendo e o que ainda podemos fazer”, no campus Prof. Barros Araújo (Picos). A atividade é idealizada em alusão ao Setembro Amarelo.
O evento é promovido pela Doutora em Políticas Públicas, Conselheira do Conselho de Psicologia do Piauí e professora da instituição, Juliana Barbosa Dias, em parceria com alunos do curso de Jornalismo da UESPI. O objetivo é favorecer o intercâmbio das experiências de estudos em prevenção ao suicídio, com as diferentes áreas do saber, estimulando a interdisciplinaridade.
A programação contará com minicursos, mesa redonda, bem como atividades praticas dentro do campus e no centro da cidade que auxiliem na prevenção do suicídio. Dentre elas, distribuição de abraços e árvore da felicidade. Além disso, estarão presentes na campanha profissionais especializados na área.
Segundo a organizadora do evento, Juliana Barbosa, o projeto de extensão teve sua primeira edição realizada no ano passado. “O suicídio é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a segunda maior causa de morte entre os jovens de 19 e 29 anos. Sendo assim, é muito importante trazer essa temática para dentro da universidade. Com o evento, procuramos estabelecer debates sobre o suicídio no Brasil, em especial no Piauí, bem como estabelecer relações com o Poder Público. Além disso, visamos criar estratégias de prevenção ao suicídio com a participação ativa de todos os envolvidos no projeto”, explica a docente.
O evento é destinado a profissionais da área de saúde, alunos, pesquisadores, assim como toda comunidade em geral. O aluno do terceiro bloco do curso de Jornalismo da UESPI e coordenador de comunicação do setembro amarelo, Júnior do Vale Lucena, disse que é de extrema importância trabalhar essa temática envolvendo formas de prevenção ao suicídio dentro da universidade.
Ver todos os comentários | 0 |