O Instituto Trata Brasil divulgou nesta quarta-feira (05) que 48,12% da água produzida no estado do Piauí é desperdiçada devido a problemas com vazamentos, ligações clandestinas e falhas relacionadas a leitura de hidrômetros.
Segundo os dados, oito estados do país acabam perdendo metade ou mais da metade da água. O Piauí atualmente se encontra na nona colocação, ficando atrás de Roraima, Amazona, Amapá, Acre, Maranhão, Rondônia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Levando em consideração na região Nordeste, o Piauí é o quarto estado que mais teve perda de água potável por causa de problemas. O estudo se baseia em dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Menor índice de acesso à rede de esgoto do Nordeste
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), apontam que o Piauí é o estado que possui o menor índice de residências ligadas à rede de coleta de esgoto.
Na região Nordeste o problema é bem evidente e mais grave, onde 55,4% das residências não possuem o tratamento. O menor índice é o estado do Piauí, onde 93% das casas não têm coleta.
Ainda segundo os dados, o Piauí apresentou uma queda no índice de residências que são atendidas pela coleta de rede de esgoto, em 2016 o estado estava com 7,4; em 2017 o número apresentou uma melhora para 8,9 e em 2018, o índice reduziu para 7,0.
Ver todos os comentários | 0 |