A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai retomar a as aulas na próxima segunda-feira (22). A informação foi confirmada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).
Nesta quarta-feira (17), a administração divulgou por meio de nota que o retorno das atividades acadêmicas vale para todos os campi da instituição e que um novo calendário acadêmico será divulgado devido ao retorno das aulas e a greve se estendeu por quase um mês.
- Foto: Helio Alef/GP1Prédio da Universidade Estadual do Piauí
Acordo entre ambas as partes
Apesar da suspensão do movimento grevista dos professores, os discentes da instituição decidiram a continuidade da greve estudantil, que deu origem ao SOS UESPI.
A Administração Superior participou de uma audiência, nesta quarta-feira (17), na Procuradoria Geral do Estado (PGE) com representantes do órgão, do Ministério Público, Ordem dos Advogados, Associação de Docentes e Movimento Estudantil da Uespi para firmar acordo para o fim da ocupação no Palácio Pirajá, na sede da reitoria da instituição.
Na reunião foram discutidas algumas pautas de reivindicação do Movimento Estudantil, como: concessão de férias para estudantes bolsistas; reajuste do valor de bolsa de assistência estudantil; disponibilização de espaços para um restaurante universitário e alteração das formas de fornecimento de alimentação; liberação de recursos para custeio de ônibus para atividades acadêmicas.
Além disso, na audiência foi debatido a desocupação do prédio do Palácio Pirajá pelos estudantes do Movimento. No acordo, a Administração Superior se comprometeu em não adotar medidas para penalizar os estudantes que realizaram a ocupação. Os representantes assinaram uma ata com cinco pautas para formalizar o acordo.
Confira o documento de acordo
Confira a nota na íntegra:
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG informa a toda a comunidade universitária que as atividades acadêmicas referente ao período 2019.1 serão retomadas, normalmente, no dia 22 de abril de 2019. em conformidade com o noo Calendário Acadêmico, a ser publicado na próxima segunda-feira.
Ver todos os comentários | 0 |